A campus party tem, em todas suas edições, varias oficinas e palestras interessantes na area de tecnologia em geral. Dividida por areas de interesse, como Desenvolvimento, Software Livre, Musica, Blogs, Modding (modificação de gabinetes e Metareciclagem), Inclusão Digital, etc.
Na area de Inclusão Digital houve palestras muito interessantes sobre o assunto:


  • EDUCAREDE:
"O EducaRede é um portal educativo, totalmente gratuito e aberto, dirigido a educadores e alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública e a outras instituições educativas.

O Portal tem conteúdos exclusivos, preparados por especialistas em diversas áreas, que apóiam educadores e estudantes na abordagem de temas atuais e desafiadores.


Possui também canais de cultura e informação, apoio à pesquisa, conteúdos sobre tecnologia e educação. Há, ainda, ambientes interativos especialmente criados para a troca de reflexões e de práticas educativas: fóruns, salas de bate-papo agendadas pelos usuários, galeria de arte para exposição de projetos, comunidade virtual, oficina de criação coletiva de textos, além de espaço para contribuição de internautas em todos os canais."



  • DEBATE "Inclusão digital e mobilização social" - Promovido pela GTE (Gestão de Tecnologias aplicadas a Educação) da Fundação Vanzolini com Lobão (Cantor e compositor),Rogério da Costa (doutor em Semiótica e consultor da GTE/Fundação Vanzolini) e Fábio Lima (locutor do Programa Link da Rádio Eldorado). Neste debate foram discutidos os efeitos da informatica, principalmente da WEB, nos jovens com questões como: "Será que os 'CARAS PINTADA' trocaram a tinta no rosto pelo mouse?" e " O marketing politico pela internet teria o mesmo efeito no Brasil que teve nos EUA, na eleição do presindente Obama?"
Com opiniões de diversas partes do Brasil ficou comprovado que, a inclusão digital é, além de fundamental para o desenvolvimento profissional e social do brasileiro, com também é estremamente util para uma renovação política nacional séria. Todos concordaram com uma coisa:

" A inclusão digital pode mudar a vida de uma pessoa de maneira fundamental e completa, pois essa pessoa passa a descobrir que sempre existe mais slguma coisa a ser aprendida ou a ser confirmada como realidade" (Frase de uma ouvinte do debate)

Inclusão Digital na Campus Party


A inclusão digital estava presente na Campus Party 2009 em varias areas. Representada por vários movimentos e programas, sendo este mantidos pela iniciativa privada e também por politicas publicas de vários locais do Brasil.
Vários estandes de area Expo do evento eram dedicados a inclusão digital, além de uma grande area para o Batismo Digital com vários monitores para auxiliar aqueles que estivessem fazendo uso dos computadores.


Logo na abertura do evento o ex ministro da cultura e musico Gilberto Gil fez uma palestra sobre a inclusão digital e sua importância para o renovo social e pessoal de cada pessoa.
Foi ressaltado na maioria das palestras o fato da Inclusão Digital ter importancia tanto na formação pessoal e politica dos jovens quanto na introdução dos mais velhos nas tecnologias que possivelmente serão a base para as profissões do futuro.
Vários movimentos da area de Educação, Gestão Tecnológica, Programas ligados a empresas privadas, e Programas de politicas publicas, compareceram a Campus Party, com intuito de mostra seus atos na inclusão digital. Dentre estes podemos destacar a representação do portal Educarede, representantes da Fundação Vanzolini (GTE- Gestão de Tecnologias Aplicadas a Educação), presença também do programa do governo do estado de São Paulo o Acessa Escola, cuidando da area do Batismo Digital estava o pessoal do Coletivo Digital, entre estes e vários outros estavamos nós do Programa Osasco Digital.
Todos as iniciativas pela inclusão presentes na Campus Party, sendo publicas ou privadas, grandes ou pequenas, antigas ou muito jovens, partilham de um mesmo objetivo:

Criar acesso a tecnologia da informação e ampliar os horizontes de toda a população

Campus Party 2009. Eu estive lá!!!!!


A definição do que é a Campus Party é feita de modo perfeito no proprio site do evento, olha só:


"Uma porta para o conhecimento digital

Campus Party é considerado o maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Um encontro anual realizado desde 1997 na Espanha, que reúne durante sete dias milhares de participantes com seus próprios computadores procedentes de diversos países, com a finalidade de compartilhar curiosidades, trocar experiências e realizar todo tipo de atividades relacionadas a tecnologia, a cultura digital e ao entretenimento em rede.

Campus Party Brasil

Pela Campus Party já passaram convidados de destaque como o astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, em 1969, Eveline Herfkens, coordenadora geral da Campanha dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas, Stephen Hawking, o grande físico britânico que, através de um vídeo, inaugurou a edição do evento no seu décimo aniversário.

Os participantes da Campus Party mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro das instalações do evento. Lá encontram uma completa infra-estrutura de serviços, lazer, higiene, segurança, alimentação e, principalmente, tecnologia. Durante uma semana a Campus Party transforma-se na casa de todos.

Participam do evento estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e curiosos. Todos buscam as últimas novidades tecnológicas, a troca livre de conteúdos e o compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital.

É um público composto por líderes de comunidades on line extremamente ativas na sociedade em rede, com enorme poder de formar opinião e criar tendências. Um público de vanguarda, trendsetter, que antecipa o futuro da nova economia e os caminhos da tecnologia da informação.

Após 12 edições na Espanha a Campus Party iniciou em 2008 seu processo de internacionalização. E o Brasil foi o primeiro País escolhido para receber a maior festa mundial da internet. Também em 2008 foram realizadas edições do evento na Colômbia e em El Salvador, dentro da Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado. Em 2009 e evento pretende se expandir por diversos países da América Latina. ..."


Este texto esta um pouco desatualizado pois esta no site desde muito antes do inicio da edição deste ano, a qual ocorreu de 19 a 25/01/2009, e reuniu (segundo a contagem da produção do evento) 6655 "Campuseiros" dentre estes varios palestrantes de varias areas de tecnologia e principalmente de internet. A edição brasileira de 2008 reuniu a metade de Campuseiros dessa atual, e cerca de 100mil visitantes no total. Isso é um feito impressionante em um país onde a internet ainda é tão absurdamente cara. Porque seria um feito tão grande?!?!

Sim... é um feito monumental, pois o unico metodo de divulgação do evento de 2008 foi através da Internet, o que exclui grande parte da população em geral.
É ai que nós, que fazemos parte de um programa de INCLUSÃO DIGITAL no municipio de Osasco entramos. É nosso dever civico e obrigação moral lutar contra a exclusão digital.